Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Estampas e roupas curingas: peças-chave para looks incríveis

Algumas peças e estampas estão sempre na moda e são certeiras em qualquer look. As chamadas peças curinga são clássicas, versáteis e abrem um grande leque de possibilidades de composições.

Reunimos as melhores padronagens e roupas atemporais que servem como peças-chave para as produções do seu dia a dia. Confira!

Estampas curinga

Listra

A estampa com listras está presente no guarda-roupa da mulher de qualquer estilo e pode ser usada em todas as estações do ano. Sua variedade de padronagem, com listras grossas ou finas, verticais ou horizontais complementa bem todo tipo de look, do básico ao elegante. Para isso, basta ficar atenta ao tecido e à textura da peça, para que case com a ocasião.

roupa curinga

Foto: Mubariz Mehdizadeh

Em ambientes profissionais, estampas listradas em tecidos finos dão um ar de sofisticação, principalmente se acompanhados de peças de alfaiataria, como uma calça e um blazer liso.

Poá

As bolinhas do poá estão sempre em alta, enriquecendo produções básicas e modernizando as peças. A estampa feminina pode ser encontrada em diversas padronagens, com tamanhos e cores diferentes.

roupa curinga

Foto: Alex Sorto

As mais clássicas, em preto e branco, são certeiras para looks mais sofisticados, porém podem ser mais atuais quando pontos de cor são adicionados à composição.

Saias, bolsas e acessórios com cores vibrantes irão modernizar o look com poá. Para um ambiente formal, uma camisa de poá de tecido fino e uma saia lápis proporcionam charme e elegância.

Xadrez

Superversátil, as estampas em xadrez ditam o caráter da composição, podendo ser mais sérias ou alegres, seja no inverno ou no verão. Em ocasiões que pedem mais formalidade, o xadrez é certeiro com peças de alfaiataria, como blazers e saias lápis.

roupa curinga

Foto: Tyler Nix

Já para o dia a dia, camisas xadrez podem ser usadas com mangas dobradas e sobreposições lisas, ou com um mix de estampas que deixarão o look estiloso. Os tipos de xadrez mais conhecidos são: vichy, grid, tartan, burberry, madras, argyle, buffalo check, príncipe de Gales e pied-de-poule.

Floral

Sempre em uso, a estampa floral dá um toque gracioso às composições. Nem sempre delicado e romântico, o floral pode ser usado de uma maneira mais descontraída e ousada dependendo das peças que o acompanham. A ideia de que essa estampa se limita apenas à primavera e a mulheres do estilo romântico já ficou para trás.

roupa curinga

Foto: Melody Jacob

As estampas podem ter diversas padronagens, com flores grandes ou pequenas, em fundo claro ou escuro, com cores mais alegres ou sóbrias. O truque é trabalhar o estampado na parte menos volumosa do corpo, criando a harmonia perfeita na composição.

Animal print

As estampas que imitam pele de animais estão sempre em alta, sendo peças-chave em composições que acompanham itens de couro e cores terrosas. As chamadas animal prints também estão presentes em looks mais sofisticados, com calças flare e saias estruturadas.

roupa curinga

Foto: Zachariah Hagy

Além de ser uma estampa versátil, ela garante ares de modernidade e um toque sexy ao visual. São normalmente encontradas nos padrões “originais” de onça, zebra e leopardo, com colorações diversas.

Roupas curingas

Tricot

roupa curinga

Foto: Philipe Cavalcante

Ideal para looks meia-estação, o tricot é versátil e pode ser a peça-chave no dia a dia de qualquer mulher. Combinado com jeans de lavagem clara e uma camisa por baixo, cria um look casual com um ar mais doce. A variedade de modelos – com bordados, brilhos, abertos ou fechados – permite várias possibilidades de looks modernos.

Calça alfaiataria

roupa curinga

Foto: Timothy Paul Smith

Uma peça que está sempre em alta e traz versatilidade para compor looks – casuais, formais ou glamourosos. Além de ser perfeita para usar com camisas e blazers, a calça alfaiataria pode ser usada em ambientes mais casuais, criando uma produção descontraída, principalmente as em modelos pantacourt ou com cores mais vibrantes.

Parka

roupa curinga

Foto: Allef Vinicius

Com influência militar, a parka confere muita personalidade ao look, mesmo quando combinado com calças jeans e camisetas brancas. Usadas no frio intenso ou em looks de meia-estação, podem ser combinadas com diferentes cores e estampas, porém é com cores neutras, principalmente branco e preto, que a elegância está garantida. As parkas são versáteis e aceitam muitas peças, das calças até saias, shorts e vestidos.

Camisa jeans

A roupa curinga queridinha dos looks casuais passeia por todas as estações e permite composições sérias ou despojadas. Abertas ou fechadas, com mangas dobradas ou não, as camisas jeans conferem um ar prático aos looks.

roupa curinga

Foto: Easton Oliver

Em dias quentes, acompanham bem as peças em que as pernas ficam de fora, como saias midi, shorts e bermudas. Para sair do comum, é possível criar looks total jeans ou apostar nas combinações de estampas. Outra ótima opção é usar com sobreposições, por baixo de jaquetas e tricots, deixando as mangas e gola à mostra.

Trench coat

roupa curinga

Foto: Dmitriy Ilkevich

O trench coat é a roupa curinga para as estações mais frias. Além de esquentar bem, valoriza o formato da cintura, delineando e alongando a silhueta. A elegância é mantida mesmo quando usado com vestidos, shorts ou saias, deixando o visual mais romântico e clássico. Essa peça curinga pede calças justas ao corpo e permite meia calças, sandálias e botas que, quando usadas na mesma cor da calça, alongam a silhueta.

Casaco tweed

roupa curinga

Clássico desde os anos 50, o casaco tweed possui uma textura mais “áspera”, que parece ser mesclada com outros tipos de tecidos e podem ser usados como terceira peça. Os diferentes padrões permitem serem usados em qualquer tipo de corpo ou ocasião. A dica é usar com calças ou saias de alfaiataria para ambientes que exigem formalidade, e com shorts e mini saia para momentos informais.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba dicas e tendências semanalmente em seu e-mail!

Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (99% score) - 5 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *